sábado, 22 de agosto de 2009

Mais uma vez, o espelho



Faxina no quarto: a empregada nunca deixava como estava antes da arrumação. Então Ele mesmo cuidava de organizar seu espaço. Primeiro, a poeira embora – vassoura, pano com produto de limpeza no chão; flanela úmida, lustra-móveis. Objetos reorganizados – alguns insistem em não sair do não-lugar. Rotina semanal, esforço eterno.

Agora, vidros. A parte prazerosa do trabalho; a vista parecia mais bonita do lado de fora, apesar de, por algum motivo, ninguém conseguir abrir aquela janela. A limpeza não bastava: o lado de fora continuava sujo. Alguém de fora percebia?

E abria o armário. O espelho. Cansava-se só de olhá-lo. Parece não prestar mais, só que não podia se desfazer dele. Por quê? Já estava repleto de manchas, que atrapalhavam a imagem. O tempo passava: limpa-vidros, bombril, receitas caseiras, raiva, nada resolvia. Nem ao menos diminuía os pontos. Mas toda semana tentava. É sua rotina.



2 comentários:

  1. adoro seus recortes do cotidiano.
    troxe-me as janelas de G.H.

    ResponderExcluir
  2. pois eh... eu li rapidamente esse post no dia q vc m mandou, mas estava com pressa e um pouco alcolizada... lembro apenas q pensei em um comentario raivoso!
    haiuahiah
    pois eh, acho q tenho q ler o q vc escreve algumas vezes antes d falar qq coisa (ou não).=P
    agora o que posso dizer é: melhor limpar do que acumular sujeira né?!

    ^^

    ps.: arrumei meu quarto ontem... depois de muito, muiiito tempo (isso é algo que odeio fazer), pior do que tirar toda a poeira, foi ver todas as coisas que perdi por causa dela... ah se eu tivesse limpado antes...

    ResponderExcluir